SISTÉMICA

Autovoucher aumenta para 20 euros apenas em março

21.03.2022
Outros

O Autovoucher aumenta durante março para 20 euros. Registe-se se ainda não o fez.

A medida de apoio criada pelo Governo em novembro de 2021, para compensar o aumento do preço dos combustíveis, foi renovada.

Até agora, os consumidores tinham direito no máximo a cinco euros de desconto por mês (10 cêntimos por litro). Com a renovação da medida, e devido à subida sem precedentes do preço dos combustíveis, motivada pelo conflito armado na Europa, os consumidores podem beneficiar de um desconto de 20 euros, em março. ​​​​​​​

Este programa utiliza a mesma plataforma criada para o IVAucher, o sistema de incentivos público que nasceu para ajudar as empresas dos sectores mais afetados pela pandemia COVID-19 (restauração, cultura e alojamento) beneficiando em simultâneo os contribuintes.

O programa poderá continuar em abril, segundo avançou o ministro das Finanças, João Leão, em conferência de imprensa.

A medida permite aos portugueses poupar 30 cêntimos por litro de combustível, numa altura em que o preço por litro de gasolina já ultrapassou os dois euros em muitos postos de combustíveis em todo o país.

Como aderir ao programa IVAucher/Autovoucher?

Cada contribuinte tem direito a este benefício. Basta para o efeito:

1. Inscrever-se na plataforma do IVAucher/Autovoucher – Se já o fez anteriormente não necessita registar-se novamente;

2. Abastecer num posto de combustível aderente;

3. Pagar com um cartão bancário de um dos bancos aderentes em seu nome. A maioria dos bancos a operar em Portugal aderiu.

Após o registo, a adesão ao Autovoucher fica ativa em 48 horas úteis. Dois dias úteis depois de fazer o primeiro pagamento recebe automaticamente os 20 euros na sua conta bancária.

Quem abasteceu já em março, mas antes da entrada em vigor desta nova medida e beneficiou do desconto de cinco euros, verá creditados os 15 euros adicionais na sua conta bancária.

Caso opte por cancelar a adesão ao programa IVAucher/Autovoucher, tenha atenção: o processo é irreversível.

É só para o combustível?

Mesmo que não abasteça o seu veículo, poderá beneficiar do Autovoucher, uma vez que se aplica a compras efectuadas em postos de combustível. Para o efeito pode comprar jornais, tabaco, chocolates ou pastilhas e beneficiar na mesma do Autovoucher, como explica o jornal ECO.

O ministro das Finanças avançou também que haverá descontos para táxis e autocarros. Desde novembro, os táxis beneficiavam de um desconto de 10 cêntimos por litro até 380 litros/mês e os autocarros até 2100 litros. A medida será neste caso prolongada por mais três meses, e o desconto sobe de 10 para 30 cêntimos. Os táxis irão poupar 342 euros em três meses e os autocarros 1890 euros, como calculou o jornal Eco.

partilhar